Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

''Sereis minhas testemunhas'' (At 1,8)


Publicado em 01 Outubro de 2022
Compartilhe:      

Prezados amigos,

Prezadas amigas,

 

Desejo que estejam bem e fortalecidos(as) na missão! 

Esse mês de outubro será especial para a Igreja mundial porque se insere o Ano Jubilar Missionário cujo tema é: “A Igreja é missão” e o lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). As datas comemorativas desse ano jubilar são várias: em nível nacional e internacional, conforme carta do recém-ordenado bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), Dom Maurício Jardim, Diretor Nacional das POM e Coordenador das POM na América (anexo). Uma das grandes celebrações desse ano jubilar foi a beatificação da fundadora da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, Pauline Jaricot, em 22 de maio passado. O Ano Jubilar Missionário é ocasião para refletir e divulgar que “a causa missionária seja a primeira de todas as causas” (Redemptoris Missio, 86). Na mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (23 de outubro de 2022), ele lembra que “Cristo ressuscitado prometeu também a graça para uma tão grande responsabilidade: ‘Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas’ (At 1,8)”. Como de costume, nas celebrações desse dia, é realizada a Coleta Missionária, destinada ao fundo universal com o qual o Papa apoia a atividade missionária pelo mundo. A distribuição dessa coleta pode ser acompanhada na página das POM na internet (www.pom.org.br). Nossa vocação profética e missionária, que recebemos no Batismo, seja revigorada pelo Espírito Santo e que Santa Terezinha interceda por nossa missão.

 Acontecerão nos dias 02 e, se houver segundo turno, 30 de outubro, as eleições para que o povo escolha seus representantes para presidente e governador (poder executivo) e para senadores, deputados federais, estaduais e distritais (poder legislativo). É um importante exercício de cidadania através do qual participamos da democracia do país. Os bispos do Regional Centro-Oeste elaboraram Nota sobre as Eleições 2022, apresentando alguns critérios para nossa participação nesse pleito, apoiados na “força transformadora do Evangelho de Jesus Cristo”. É lembrado que, mediante a política, construímos uma sociedade de paz baseada na justiça, na saúde e na educação de qualidade. Sugerimos a leitura da Nota nas comunidades e grupos, nas datas próximas aos dias de votação, com o estímulo aos fiéis católicos para fazer valer seu voto consciente, tendo como critério a verdade e as opções de Jesus.

Com alegria celebraremos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, em comunhão com as quatro paróquias da diocese que a têm como padroeira (Ipiranga, Guaraíta, Heitoraí e Buriti), com o nosso Santuário Diocesano e com toda a Igreja no Brasil. São 305 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, em São Paulo, quando se iniciou essa devoção.  Muito já se refletiu sobre a importância de Maria no plano da salvação, contudo sempre renovamos nossa gratidão por sua intercessão junto ao seu Filho para que nunca falte o vinho da alegria e da vida em nossa caminhada (Cf. Jo 2,3). Somos convidados(as) a participar das novenas e celebrações em nossas comunidades e também no Santuário Diocesano, fortalecendo nossa comunhão e nos reanimando no discipulado de Jesus, conforme o fez Maria, apresentada pelo Documento de Aparecida como a discípula mais perfeita do Senhor e a grande missionária dos nossos povos (Cf. DAp n. 266 e 269).

Voltei recentemente da viagem a Roma, onde participei do curso para os bispos nomeados nos últimos dois anos. Rezei diante de símbolos importantes para nossa fé, como o túmulo de São Pedro, o túmulo de Paulo, de Francisco de Assis. Visitei as diversas grandes basílicas, as catacumbas, e outros lugares que nos animam a continuar a missão que Cristo nos confiou, sempre com todos(as) vocês no pensamento e no coração. Participei da Celebração da Missa, em frente à Basílica de São Pedro, domingo, dia 04 de setembro, presidida pelo papa Francisco, com a beatificação do papa João Paulo I; outro momento marcante ocorreu dia 08, na Sala Clementina: a audiência com o papa Francisco, que se prolongou por duas horas. Falando em italiano, o pontífice reforçou as quatro proximidades que o bispo deve ter: com Deus, entre os irmãos no episcopado, com os padres e com todo o povo de Deus. Deu aos bispos espaço para que formulassem suas perguntas e saudações e, após cada intervenção, comentava e respondia às perguntas. Também celebramos a Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior e na Basílica de São Pedro, com os cerca de 155 novos bispos provenientes de 45 países. Foi uma riqueza vivenciada da unidade na universalidade eclesial.

Faremos memória no dia 20 de outubro de um ano da páscoa do Pe. Wellington Pain, vítima das consequências da COVID-19. Ele estava como pároco da Paróquia São Sebastião, em Itaguari, quando contraiu o vírus, ficou internado por mais de dois meses. Mais uma vez bendizemos a Deus pela missão e testemunho que o Pe. Wellington deixou em nossa diocese e para o Reino de Deus. Ligado à sua caminhada, faremos também memória, no dia 23, dos 37 anos do martírio de Nativo da Natividade em Carmo do Rio Verde, a qual o Pe. Wellington  sempre fez questão de manter viva para honrar a luta por justiça, direitos dos trabalhadores rurais e da cidade e por vida digna. Que sigamos adiante defendendo as mesmas causas de Jesus.

Peçamos ao Senhor que nos reanime no vigor missionário e nos abençoe agora e sempre!

Recebam meu abraço fraterno!

 

+Dom Jeová Elias Ferreira

Bispo Diocesana

 


Fonte: Diocese de Goiás