Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1 Jo 4,19)


Publicado em 01 Setembro de 2019
Compartilhe:      

Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1 Jo 4,19)

 

Goiás, setembro de 2019.

 

Queridas (os) amigas (os),

Em comunhão com a Igreja do Brasil, dedicamos o mês de setembro como mês da Bíblia. Neste ano aprofundamos a Primeira Carta de João. Na nossa diocese já estamos lendo e meditando esta carta desde o tempo pascal, depois que as comunidades terminaram de utilizar o material da Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “O Amor em defesa da vida” e o lema “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro”.

Queremos intensificar a leitura e a meditação da Palavra. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão e nas comunidades eclesiais de base.

A carta mostra que é vazio e sem valor qualquer espiritualismo que não se traduz em comportamento prático. Não é possível amar a Deus sem amar o próximo e sem formar comunidade: se Deus é Pai, os homens são filhos e família de Deus, e consequentemente todos devem amar-se como irmãos. Deus manifestou o seu amor por meio de Jesus, que tornou possível o amor entre os homens. Somente pela fidelidade ao exemplo e ao mandamento de Jesus é que a pessoa tem vida plenamente humana.

O centro da carta é o amor, que traduz a fé em vida concreta. Amar a Deus é praticar a justiça, é ser filho de Deus, obter o perdão dos pecados e libertar-se do medo.

No último domingo deste mês, celebraremos o Dia da Bíblia e ao mesmo tempo teremos a Festa das Comunidades em Itaguari. Trata-se de uma feliz coincidência, pois a Bíblia esta no centro da vida da comunidade. É ela que renova a vida fraterna.

Que a leitura das Sagradas Escrituras nos faça encontrar Jesus vivo nos acontecimentos da vida e nas comunidades!

Que Deus nos abençoe!

 

+ Dom Eugênio Rixen

Bispo de Goiás