Mês da Bíblia

“Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Efésios 4,24)

Publicado em 01 Setembro de 2023

Goiás, setembro de 2023.

Prezados amigos,

Prezadas amigas,

Agradeço a presença de cada pessoa, representando nossas paróquias e demais grupos diocesanos, na última Coordenação Diocesana, realizada dia 26 de agosto, em que refletimos sobre a “Economia de Clara e Francisco”, proposta pelo papa Francisco, com a assessoria do frei Flávio.  O tema está em sintonia com a nossa Opção Fundamental Diocesana, que deseja renovar com todas as pessoas excluídas a evangélica opção pelos pobres, unindo forças na defesa do meio ambiente, construindo relações de solidariedade, justiça e comunhão, na   busca da vida em plenitude. O assunto abordado no encontro defende uma economia diferente, que esteja a serviço da vida e não do acúmulo de lucro. Uma economia solidária, que é possível com o empenho de todos.

A convite do papa Francisco, celebramos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, no dia 1º de setembro, que se estenderá até o dia 4 de outubro, com o tema: “Que jorrem a justiça e a paz” (cf. Amós 5,24).  Na mensagem para esse dia, o papa  destaca sua preocupação com os rios que estão secando ou sendo poluídos pelas indústrias predatórias, em vista do consumismo voraz. Adverte quanto ao uso desenfreado de combustíveis fósseis e a destruição das florestas, o que tem elevado as temperaturas e provocado secas graves. O papa também denuncia a engorda acelerada de animais e a transformação da água em mercadoria. Francisco convida-nos à conversão ecológica em quatro dimensões: em relação a Deus, em relação aos nossos semelhantes de hoje e de amanhã, em relação a toda a natureza e em relação a nós mesmos. “Com a ajuda da graça de Deus, adotemos estilos de vida com menor desperdício e menos consumos inúteis, sobretudo onde os processos de produção são tóxicos e insustentáveis”. Permaneçamos ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, empenhemo-nos para que nossa casa comum seja novamente repleta de vida.[1]

Neste mês, somos convidados a dar atenção mais especial à Bíblia. O lema indicado para nossa oração e reflexão é: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”, da carta aos Efésios, texto proposto para este ano.  A preocupação central dessa carta é a unidade do corpo de Cristo, a comunidade, tema importantíssimo nos nossos dias. Em Cristo, fomos chamados à unidade, a derrubarmos os muros de divisão (cf. Ef 2,14), a sermos membros da família de Deus, tendo os apóstolos como alicerce e Cristo como pedra angular (cf. Ef 2,19-20). Vivenciemos este mês em comunidade ou em família, pois elas são, conforme o Documento de Aparecida, “um ambiente propício para escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para animar na oração, para aprofundar processos de formação na fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje” (n. 308).  Que a paz, o amor e a fé que vêm de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo inundem os nossos corações (cf. Ef 6,23).

Ao celebrarmos o dia da Pátria, relembrando a conquista da autonomia em relação a Portugal, também realizamos o 29ª Grito dos Excluídos e Excluídas, retomando o tema da fome que foi refletido pela Campanha da Fraternidade neste ano. Os organizadores, com o apoio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, indicaram o tema “Vida em Primeiro Lugar”, acompanhado pelo lema: “Você tem fome e sede de quê?”. Esse grito traz as diversas necessidades pessoais e coletivas que impedem o ser humano de desenvolver suas potencialidades, dons de Deus. O  Brasil precisa avançar na promoção da vida digna de cada pessoa. Essa fome e sede também se estendem às necessidades de respeito aos territórios indígenas e quilombolas, bem como a várias outras carências presentes na sociedade brasileira, inclusive a busca de democracia e soberania[2].  Acompanhemos e participemos das atividades do Grito dos Excluídos e Excluídas.

Renovemos a esperança e trabalhemos para que todos possam ter vida em primeiro lugar.

Desejo que possamos continuar caminhando juntos e juntas durante este mês e peçamos ao  Espírito Santo que  nos revista de nova humanidade!

Recebam meu abraço fraterno. Caminhemos movidos pela esperança!

+Dom Jeová Elias

Bispo de Goiás

[1] Disponível em:. Acesso em 28/08/2023.

[2] Disponível em: <https://www.gritodosexcluidos.com/>. Acesso em 28 de ago 2023.

Fonte: Diocese de Goiás