Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

IGREJA, UMA SINFONIA VOCACIONAL

“Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (cf. Mt 9,38)


Publicado em 01 Agosto de 2024
Compartilhe:      

 

Queridos amigos e queridas amigas,

A partir de 1981, no Brasil, durante o mês de agosto, a Igreja reflete, reza e promove as diversas vocações. A cada domingo uma vocação específica é colocada em destaque. O tema proposto para este mês vocacional é inspirado na mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, do ano passado: “Igreja: uma sinfonia vocacional”. O papa lembrava que “a Igreja é uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas «em saída» para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus”. A imagem de sinfonia lembra uma composição musical, apresentada por uma orquestra contendo diversos instrumentos, alguns bem diferentes dos outros, com harmonia e beleza. Como numa orquestra conduzida pelo Espírito Santo, na Igreja cada pessoa deve colaborar na execução da música da vida, na construção do Reino de Deus. Todos devemos caminhar em sintonia com a opção fundamental da Diocese, na fidelidade à proposta de Jesus de Nazaré.

Cada pessoa é chamada por Jesus a ser sua amiga e, com seus dons particulares, colaborar na renovação dos diversos ambientes da sociedade com o fermento do Evangelho. Somos chamados a experimentar o amor de Jesus e a amá-lo. Esse encontro com Ele dá um sentido bonito e verdadeiro à nossa vida. Quem ama, como lembrava São Charles de Foucauld, imita. Assim, também devemos imitar a Jesus, comunicando a alegria do Evangelho e assumindo as opções que ele assumiu, para que todos tenham vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10). Esse encontro, marcado pela alegria, deve ser compartilhado com os irmãos e, como lembra o papa Francisco, ninguém deve ser excluído da alegria trazida pelo Senhor (cf. EG n. 3). Ninguém é excluído desse chamado nas diversas vocações: religiosas, presbiterais, leigas, missionárias.

O lema deste ano é a solicitação de Jesus a rezarmos pelas diversas vocações: "Pedi, pois, ao Senhor da Messe" (Mt 9, 38). Na Igreja todas as vocações são importantes e corresponsáveis pela missão. Na nossa Diocese necessitamos das diversas vocações: padres, leigos e leigas, religiosas e religiosos, missionários e missionárias. Há três anos não temos o ingresso de novo seminarista. Por isto, convido a todos a incentivarmos, rezarmos e apoiarmos as diversas vocações, de modo especial, as vocações presbiterais, as vocações religiosas e as vocações missionárias. Renovemos, neste mês vocacional, o nosso sim ao chamado de Deus e vivamos a nossa vocação com alegria e entusiasmo, colocando nossos talentos e dons a serviço da comunidade. Celebremos com fervor este mês vocacional!

No dia 27 de agosto fazemos memória dos 37 anos do atentado contra o Pe. Francisco Cavazzuti, o Pe. Chicão. Embora sua história seja bem conhecida, é necessário fazer sempre esta memória, pois ela é referencial para nossa Diocese e para a Igreja no Brasil. Mesmo que os mandantes não tenham conseguido seu intento, o Pe. Chicão carregou, em consequência do tiro recebido, a cruz da cegueira e das dores pelo resto de sua vida, até o dia 07 de agosto de 2021, quando fez a sua páscoa. Essas duas datas devem ser recordadas reforçando nossa opção pela defesa dos pequenos agricultores e denunciando a violência no campo. Pe. Chicão está presente em nossa caminhada.

Que Maria nos inspire a discernir a vontade de Deus e a responder generosamente ao chamado de Jesus.

Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão!

+Dom Jeová Elias

Bispo de Goiás

 


Fonte: Diocese de Goiás