Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

Gratidão a todos pela acolhida na Diocese de Goiás


Publicado em 01 Outubro de 2020
Compartilhe:      

Gratidão a todos pela acolhida na Diocese de Goiás

 

Prezados amigos,

Prezadas amigas,

No dia 13 de setembro tive a grande graça e alegria de celebrar com toda a diocese, bispos e padres de outras dioceses, amigos e familiares, a bela e afetuosa acolhida na Diocese de Goiás, esta porção do Povo de Deus com sua história, conquistas e desafios, que foi e é referência para a Igreja no Brasil.

Manifesto mais uma vez minha gratidão a todas as pessoas envolvidas na preparação e realização desta acolhida. De modo especial, senti-me unido àqueles e àquelas que desejaram estar presentes e não puderam, mas que acompanharam com atenção pelas redes sociais.

Já se passou um mês de escuta da realidade e das pessoas, de visitas e de encontros na medida das possibilidades no contexto da pandemia. Visitei as quatro regiões da diocese nas cidades de Mossâmedes, Uruana, Jussara e Itapuranga. Pude inteirar-me um pouco mais das realidades nos referidos regionais, em especial daquelas situações vividas pelas pessoas da nossa diocese. Existe muita missão desenvolvida com dedicação, testemunhando o Reino de serviço e de amor. Os grandes desafios também estão presentes, para os quais contamos com a luz do Espírito Santo para buscarmos juntos as melhores soluções possíveis.

Como tenho partilhado, acredito em uma Igreja sinodal e que buscará viver em saída. Neste primeiro mês de presença no chão goiano, também conversei com os agentes de pastoral, aos quais agradeço a confiança da partilha; visitei as duas chácaras de recuperação, inclusive, tive a alegria de celebrar a primeira crisma como bispo, sendo ela a de um recuperando da dependência química. Acredito ser um sinal de Deus do que ele deseja para meu ministério: estar ao lado e dar apoio, assistência, ser presença e instrumento de Deus a todos que necessitam. Contudo, peço a Deus a graça e os instrumentos necessários para ser pastor de todos e todas desta diocese. Na nova Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, ele retoma o modelo de São Francisco, na irmandade ecológica e com os irmãos e irmãs: “Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos.” (FT, 2).

Renovo meu propósito de viver junto a vocês, queridos fiéis da diocese de Goiás, a aventura da caminhada partilhada e celebrada nas alegrias e nos desafios. Peço suas orações para esse servo que vem com o coração aberto a acolher e, com a ajuda de vocês, vou aprendendo a missão do ministério episcopal.

 

+Dom Jeová Elias Ferreira

Bispo de Goiás


Fonte: Pascom Diocesana