Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

Fraternidade e Amizade Social

“Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)


Publicado em 01 Fevereiro de 2024
Compartilhe:      

 

Goiás, feveriro de 2024.

 

Prezados amigos,

Prezadas amigas,

Na alegria e na confiança no auxílio do Espírito Santo, muitas comunidades já retomaram suas atividades pastorais, enquanto outras se planejam para mais um ano de testemunho do Reino de Deus. Apesar dos desafios que se apresentam, com serenidade e paz no coração, nos empenharemos no cumprimento dessa missão.

Iniciamos o mês de fevereiro celebrando a Festa da Apresentação do Senhor (02/02), momento em que somos convidados a nos deixar iluminar pela salvação e, como Simeão, exclamar: “meus olhos viram a tua salvação” (Lc 2,30). É uma alegria participarmos da salvação incondicional oferecida pelo Pai e trabalharmos para a salvação integral do mundo. No símbolo da luz das velas, rezamos pela dissipação das trevas da humanidade, de todo ódio, guerras e de tudo que gera sofrimento e morte. Que a luz irradiante, Jesus Cristo, destacada nessa Festa, nos ilumine e nos ajude a sermos filhos e filhas da luz.

No dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo propício à conversão. Somos impelidos pelo Espírito a acompanhar Jesus ao deserto, vencendo as tentações que nos impedem de avançar no caminho para Deus. O simbolismo do deserto é recorrente nesse período. O místico São Charles de Foucauld, profundamente impactado pelo deserto do Marrocos, dizia que “é necessário passar pelo deserto e nele permanecer para receber a graça de Deus: é no deserto que nos esvaziamos e nos desprendemos de tudo o que não seja Deus, onde esvaziamos completamente a casinha de nossa alma para deixar o espaço todo somente para Deus” (Damian, Edson p. 68). Como Jesus, devemos ir ao deserto, isto é, abrir espaço no nosso coração, retirar-nos, silenciar mais para ouvir o que o Senhor quer nos falar. Nesse mundo cheio de ruídos e distrações, somos convidados a curtir o silêncio a dois, sem ter medo de encontrar-nos com Deus, nem com os nossos fantasmas.

A Campanha da Fraternidade deste ano nos faz aprofundar os exercícios quaresmais ao refletir sobre o tema: “Fraternidade e Amizade Social”, inspirado na instrução de Jesus à multidão e aos discípulos: “Vos sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Diante de tanta divisão e indiferença, a temática da Campanha da Fraternidade convida-nos a transformar a divisão em fraternidade, a substituir a indiferença e o ódio por amizade social, ajudando-nos a trilhar um caminho de conversão pessoal, comunitária e social. Nesta 60ª edição, a CF destaca-se como uma expressão da Pastoral de Conjunto: toda a Igreja brasileira, reunida com seus bispos, promove-a. Teremos oportunidade de aprofundar a temática com o assessor nacional da CF, Pe. Jean Poul Hansen, dia 07/02, pelas nossas mídias diocesanas.

A intuição da campanha é inspirada na Encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco, e desenvolve o conceito de “amizade social” na dimensão da valorização do direito à vida e ao desenvolvimento integral, superando o individualismo utilitarista (cf. Texto-base, n. 18). Alargando este conceito, eleva-o ao nível de acolher a todos, com a inclusão dos pobres, dos abandonados, dos doentes e dos últimos da sociedade. O papa Francisco amplia esse conceito para relações internacionais livres, unidade solidária e abertura aos interesses de todos e que os poderes econômicos estejam voltados ao bem comum (cf. FT, n. 13-14). Em mais esta oportunidade, possamos nos empenhar em viver a riqueza da Quaresma, vislumbrando a Páscoa do Senhor, de modo a nos converter para superar o egoísmo e o individualismo, e para uma vida de amor fraterno e de engajamento comunitário.

Maria, celebrada na Festa da Apresentação do Senhor como mãe do Servo sofredor, nos eduque para sermos verdadeiros irmãos e amigos de todas as pessoas e de todos os povos.

Recebam meu abraço fraterno!

+Dom Jeová Elias Ferreira

Bipo de Goiás

 


Fonte: Diocese de Goiás