Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

Evangelização


Publicado em 01 Junho de 2024
Compartilhe:      

 

Goiás, junho de 2024

Prezados amigos, prezadas amigas,

A paz de Cristo!

Desejo que todos e todas estejam bem e animados na evangelização!

Agradeço a Deus pela caminhada de nossa diocese, que busca colocar em prática a mensagem de Jesus. Um dos frutos dessa vivência foi a campanha solidária em apoio aos nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul, que continuam sofrendo as consequências das enchentes. Diante desses eventos climáticos, podemos afirmar que as escolhas políticas e as opções econômicas, tanto em nível local quanto nacional e mundial, têm impacto na tragédia que presenciamos. Reconheçamos o imenso valor da vida, que precisa ser defendida diante das adversidades atuais.

Assumimos, junto à Igreja do Brasil, a Campanha Junho Verde, estabelecida pela lei 14.393/2022, de iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa campanha amplia, ao longo deste mês, as reflexões e ações relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O tema deste ano é "Por uma Educação Ambiental", definido durante a Semana Laudato Si, celebrada internacionalmente de 19 a 26 de maio. O lema escolhido, "A Terra está ferida, seu lamento clama de nós outro rumo", é inspirado no número 19 da Carta Encíclica Laudato Si, que no seu primeiro capítulo apresenta a preocupação com as aceleradas transformações na terra, com a consequente deterioração da qualidade de vida de grande parte da humanidade. O objetivo da campanha é desenvolver o entendimento da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais, de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações. As ações promovidas pela campanha visam conscientizar e mobilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente e o cuidado com a nossa "Casa Comum". Em carta aos bispos, o Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, sugere a realização de audiências públicas nas Câmaras municipais com a colaboração das paróquias, provocando o debate sobre os desafios locais em torno do tema da casa comum. Tais debates são pertinentes neste ano eleitoral para ajudar a população a conhecer os candidatos que promovem a preservação do meio ambiente. Esta campanha é uma oportunidade para refletirmos sobre nossa responsabilidade na proteção da natureza e na promoção de um mundo mais sustentável.

Nas celebrações deste mês, somos convidados a nos inserir na mística popular que nossas comunidades têm em relação a Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, São João Batista, cujo nascimento é lembrado em 24 de junho, e São Pedro e São Paulo, homenageados em 30 de junho no Brasil. O testemunho dos santos e santas revelam a força transformadora do Evangelho e nos confirmam no seguimento de Cristo! Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão!

 

+Dom Jeová Elias 

Bispo de Goiás


Fonte: Diocese de Goiás