''Chamados a semear a esperança e a construir a paz'' 1

Publicado em 01 Abril de 2024

Goiás, abril de 2024.

prezadas amigas, a paz do Ressuscitado!

Continuamos nossa caminhada animados pelo espírito do ressuscitado que conduz nossos passos na construção do seu Reino. Ao longo deste mês, queremos anunciar com nossa vida que Cristo ressuscitou verdadeiramente! Caminhemos juntos por cinquenta dias neste Tempo Pascal, na certeza de que Jesus está conosco, nos animando e nos alegrando.

Considerando a urgência de pessoas para o serviço do Reino na nossa Diocese, unamo-nos em oração pelas vocações ao 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no 4º Domingo da Páscoa, em 21 de abril, ocasião em que, segundo o papa Francisco, somos “chamados a semear a esperança e a construir a paz”, todos os homens e mulheres de boa vontade, nos diferentes estados de vida. Sua mensagem lembra que o Senhor chama a cada um de nós a abraçar seu projeto de amor e testemunhar o Evangelho de acordo com nossa vocação pessoal, para o serviço comunitário.

A resposta ao chamado divino é a concretização do anseio de felicidade que trazemos no nosso coração. Na diversidade das vocações, o papa destaca o exemplo das mães e pais que abrem-se ao dom da vida e dispõem suas vidas para oferecer o melhor para seus filhos; os leigos(as) que atuam nos mais diferentes campos para tornar o mundo mais justo e igualitário, com políticas públicas que garantam a dignidade aos menos favorecidos; as pessoas consagradas que oferecem sua existência, colocando-se a serviço dos outros, por meio da contemplação ou da atividade apostólica; o sacerdócio ordenado que anuncia o Evangelho, reparte sua vida com os irmãos, semeia a esperança e testemunha a beleza do Reino de Deus. A mensagem do papa Francisco contempla especialmente a vocação dos jovens, convidando-os a se deixarem fascinar por Jesus, animando-os a darem espaço a Ele para encontrar a felicidade no seu seguimento.

Por ocasião do Ano Jubilar de 2025, que se aproxima, o papa Francisco recorda ainda que somos peregrinos da esperança e testemunhas do sonho de Jesus: sermos uma só família, unida no amor de Deus e interligada pelo vínculo da caridade, da partilha e da fraternidade. Assim, nossa oração é para que o Senhor desperte santas vocações para a edificação do seu Reino e preparação para o Jubileu. Ser peregrino da esperança como indivíduo ou como comunidade requer prontidão diante dos desafios atuais: guerras, migrações, pobreza e a ameaça à saúde do nosso planeta. Apesar da tentação da resignação e do derrotismo diante dessas situações, temos a esperança que brota da ressurreição de Cristo e da certeza de que o bem que semeamos cresce de modo silencioso. Para o papa Francisco, a finalidade de cada vocação é ser pessoas de esperança.

Por fim, a mensagem nos chama a despertar do sono, sair da indiferença para descobrir nossa vocação na Igreja e no mundo, tornando-nos peregrinos da esperança e artífices da paz (cf. Mensagem para Dia Mundial de Oração pelas Vocações).  Renovaremos, assim, nossa vocação de semear a esperança e de construir a paz.

Peço ao Espírito que continue a nos iluminar na vivência do espírito sinodal.

Recebam meu abraço fraterno!

+Dom Jeová Elias

Bispo de Goiás