Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

(62) 3371-1206
Fax: (62) 3371-2380

A Paz e Esperança!


Publicado em 01 Dezembro de 2020
Compartilhe:      

A Paz e Esperança!

 

Goiás, deembro de 2020.

Prezados amigos,

Prezadas amigas,

A paz e esperança!

 

Advento, tempo forte e propício para renovarmos a esperança que carregamos em nosso coração, mesmo se as situações que se apresentam nos entristeçam por tantos motivos. Mas, por termos a certeza da presença divina em nós e nas comunidades, podemos renovar nossa fé. Iniciamos o mês de dezembro celebrando a primeira semana do Advento. Somos chamados(as) a “fortalecer as mãos cansadas e dar firmeza aos joelhos vacilantes” (cf. Isaías 35,3).

Neste último mês de 2020, quero agradecer a Deus pela caminhada da Diocese de Goiás e por cada pessoa presente nesta Igreja: as que compreenderam o significado do doar-se em serviço e amor e aquelas que estão em processo de descoberta.

Coloco no coração amoroso do Pai cada irmão(ã) que passou fome, que sofreu violência, que ficou “caído à beira do caminho” (Lc 10,25-37), sem ter reconhecida a sua dignidade de filho(a) de Deus, sobretudo as pessoas vitimadas pela pandemia. Também apresento as culturas oprimidas e todos os empobrecidos pela ganância humana. Que o Senhor perdoe nossa omissão e nos ilumine na busca da consciência de que somos uma única família neste planeta (Cf. Fratelli Tutti n. 106).

Desejo revigorar a comunhão com toda a diocese e com as famílias através da novena do Natal. O livrinho da novena foi preparado com esmero, para atualizar o mistério da encarnação (Natal), meditando a presença divina nos acontecimentos que marcaram nossa caminhada diocesana neste ano, nas dores e alegrias experimentadas. Façamos um bom uso dele!

Celebrando o Natal, atualizamos o maravilhoso encontro de Deus com a humanidade, assumindo, na pequenez de uma criança, a fragilidade humana que se mostrou de forma tão evidente, durante este ano, na pandemia. Que essa celebração seja referência para cultivarmos a “cultura do encontro” (cf. Fratelli Tutti n. 216, Papa Francisco) e a superarmos a indiferença nas relações humanas. Participamos, assim, da salvação no hoje de nossas vidas, da graça do kairós que, às vezes, não compreendemos.

Como o profeta Isaías, quero dizer aos desanimados e tentados a perder a esperança: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar...’” (cf. Isaías 35,3) A imagem de Maria, grávida de Jesus, vibrando com a vida, nos ajude a preparar o nosso coração para acolher o Senhor que sempre vem ao nosso encontro. “Maria de Deus, Maria da gente, Maria da singeleza da flor, vem caminhar, vem com teu povo, de quem provaste a dor” (Frei Mingas).

Desejo a cada um(a) um santo Advento, um Natal renovador da nossa esperança e vigor missionário!

Recebam o meu abraço terno e fraterno.

 

+Dom Jeová Elias Ferreira

Bispo da Diocese de Goiás

 


Fonte: Pascom Diocesana