Bem-vindo à Diocese de Goiás
A 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao seu término com a Celebração Eucarística realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo, após 10 dias de intensos debates, orações e reflexões. Reunindo 442 bispos, o encontro foi marcado por uma profunda busca pela comunhão e pela construção de diretrizes para a ação evangelizadora no nosso país.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, expressou sua gratidão aos jornalistas e ressaltou a natureza da CNBB como uma instância de comunhão entre os bispos do Brasil. Ele destacou a diversidade do nosso país, que torna o consenso um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento.
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, enfatizou o esforço para preparar uma assembleia com recorde de participação. Agradeceu aos colaboradores da Secretaria Geral e destacou a importância da escuta mútua entre os bispos.
Dom Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, descreveu a Assembleia como um aprendizado de escuta, onde os bispos compartilham suas vidas, missões e os desafios enfrentados pela Igreja. Ele expressou otimismo ao retornar às dioceses, fortalecido pela experiência de servir à Igreja no Brasil.
Por fim, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, arcebispo de Olinda-Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, ressaltou a força e vitalidade da Assembleia Geral. Ele comparou os bispos a um grande rio caudaloso, levando consigo tudo o que foi vivido e realizado durante o encontro.
Assim, a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil encerrou-se com a certeza de que a união em torno do Evangelho e da vida é essencial para a missão da Igreja no nosso país.
Fonte: Fotos e informações @ccbbnacional