Bem-vindo à Diocese de Goiás
Dom Jeová Elias, nosso bispo diocesano, encerrou neste domingo, 1º de setembro, a sua Visita Pastoral Missionária à Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Benedito, em Itaberaí (GO). A Visita começou na quinta-feira, 29 de agosto. Nesse dia, à noite, Dom Jeová foi acolhido pelos membros das pastorais, movimentos e serviços. Na ocasião, houve um lanche comunitário.
Na sexta-feira, 30, o bispo almoçou na Comunidade Santa Rosa de Lima (Assentamento Tchê) e fez visita na parte da tarde às casas. À noite ele rezou a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora das Dores. Logo depois teve um jantar com a Comunidade Cristo Redentor.
No sábado, 31 de agosto, a Visita Pastoral Missionária continuou. No período da manhã, Dom Jeová se encontrou com as pastorais sociais, um grupo que realiza bazar e distribui roupas e outro grupo que faz refeições e, uma vez por mês distribui para as famílias carentes. Ao todo, eles atendem cerca de 500 pessoas por meio do projeto Alimentando Vidas. O grupo da Pastoral Social que conta com 15 agentes voluntários, iniciou há quatro anos, e tem como trabalho, além de levar as refeições às pessoas carentes, buscar doações todos os meses para dar continuidade ao projeto.
Outra iniciativa da Pastoral Social Paroquial é o Projeto Agasalhando Vidas, que iniciou primeiro e só depois nasceu o Projeto Alimentando Vidas. “Percebemos que muitas pessoas chegavam na nossa cidade à procura de emprego e, então, decidimos criar um bazar beneficente. Hoje esse bazar atende mais de 80 famílias”, explicou o secretário da paróquia, Carlos Antônio. Ainda de acordo com ele, as pessoas se dirigem até a Casa do Bom Jesus, que é o centro de pastoral, para buscar roupas, sem custos. “A pastoral separa e organiza as roupas para que sejam distribuídas no segundo sábado do mês ou durante o horário comercial da nossa paróquia”, afirmou o secretário. Hoje o projeto conta com dez agentes voluntários.
Dom Jeová, ainda no período da manhã de sábado, visitou uma família em Itaberaí e à tarde fez visitas a sete casas de famílias no povoado São Benedito. “Foram momentos de conversa, de oração, de bênção e de fraternidade, encontrando e conhecendo um pouco essas famílias. Foi muito agradável”, disse ele.
Encerramento
No último dia da Visita, no domingo, 1º de setembro, o bispo presidiu Santa Missa com o rito de entrega da Bíblia para os jovens da Crisma. Em seguida ele teve uma reunião com o secretário da paróquia, Carlos Antônio, momento em que Dom Jeová dedica para verificar os livros, tirar dúvidas e orientar sobre anotações diversas e a vida da paróquia. Após a reunião com o secretário, o bispo se reuniu com a equipe de leigos que administra a paróquia. “Foi o momento para eu ver a realidade administrativa da paróquia e também dar algumas sugestões, orientações ao grupo”, afirmou Dom Jeová. Por fim, ele almoçou com a equipe e em seguida percorreu de carro todo o território da paróquia, conhecendo os locais onde há comunidades ou alguma construção e projetos em desenvolvimento da Igreja.
Fonte: Diocese de Goiás