Bem-vindo à Diocese de Goiás
Nosso coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marques Alves Martins, participou nos dias 8 a 12 de julho, do Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral, que aconteceu em Brasília, e foi promovido pelo secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Participaram do evento, 203 coordenadores de pastoral de todo o Brasil. O tema do encontro foi "A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária" e o lema "O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir" (cf. LC 10,1).
Na abertura do evento, no dia 8, Pe. Jânison de Sá, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, disse que o encontro responde a um pedido feito pelos secretários executivos dos 19 regionais da CNBB. Ele também mencionou que o encontro de caráter formativo tem o objetivo de alinhar o grupo de coordenadores pastorais e da ação evangelizadora aos principais temas em curso na Igreja e no mundo, como processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e do Sínodo e do Jubileu 2025, entre outros.
No primeiro dia, o sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) Pe. Danilo Pinto dos Santos, aprofundou o tema “Impacto das Inteligências Artificiais na Evangelização”. Conforme destacou o sacerdote, o tema é relevante para o atual contexto, já que essa tecnologia resolve problemas, executa tarefas, otimiza tempo e possibilita resultados mais eficientes. Ele levantou a questão de como anunciar Jesus Cristo e os valores do Evangelho no contexto de algoritmos de aprendizagem. O padre enfatizou ainda ser importante acompanhar os atores das IAs desde os que produzem aos que fazem uso delas.
Ao longo dos dias, durante o evento, houve ainda Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Givambattista Diquattro, que afirmou que a coordenação de pastoral é um ministério de comunhão e serviço e o coordenador tem a missão de unir as diversas realidades eclesiais e humanas. E, no último dia, aconteceu uma conferência ministrada pelo arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino, que incentivou os participantes a refletirem sobre suas experiências pastorais, a partir de eixos como a formação e a comunicação. Ele utilizou-se de oito pontos centrais que vão desde as perspectivas da pessoa, passando pela missão/missionariedade até a reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Ao fim do encontro, o Pe. Marques Alves Martins, nosso coordenador diocesano de pastoral, partilhou suas impressões sobre o encontro. “Caríssimos irmãos e irmãs da nossa querida Diocese de Goiás, foi uma alegria poder participar do primeiro encontro formativo com coordenadores de Pastoral em âmbito nacional. Foi um encontro de muita valia, pois pudemos aprofundar os principais temas acerca da Pastoral Diocesana, vimos os desafios inerentes à evangelização nos tempos atuais e as luzes para esta caminhada. Observamos que o importante é manter a nossa fidelidade ao Evangelho, também é importante resgatar o espírito do Concílio Vaticano II, e de modo especial, atentos à palavra do Papa Francisco, mantermos a nossa sinodalidade, estarmos em comunhão fraterna, para anunciarmos o evangelho de Jesus Cristo. Dois grandes desafios impõem à nossa evangelização: a temática das juventudes e a questão das novas tecnologias dos influencers católicos de modo especial, precisamos estar atentos a essas realidades presentes em nossa diocese. Um forte abraço, Deus abençoe a todos”.
Fonte: Diocese de Goiás