Bem-vindo à Diocese de Goiás

O que você procura?

Fax: (62) 3371-2380

Que o Espírito Santo nos conduza!

Publicado em 01 Junho de 2017

Goiás, junho de 2017

Queridas irmãs

Queridos irmãos,

Celebrando, nesse mês de junho, vinda do Espírito Santo, bendizemos ao Senhor que nos deixou este grande Defensor e animador de nossa missão!

Em 2013 o Papa Francisco, lembrando o Sínodo sobre a Nova Evangelização para a Transmissão de Fé Cristã, dizia que estamos numa nova etapa evangelizadora que deve indicar rumos novos para a caminhada da Igreja.

De 26 de abril a 05 de maio houve em Aparecida do Norte (SP) a 55ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro cujo tema central foi: “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. Quase por unanimidade, os bispos votaram um documento que procura dar um impulso à nossa catequese.

O ícone do encontro de Jesus com a samaritana (Jo 4,4-42) serve de modelo, de como levar a Boa Nova de Jesus às pessoas que querem se aproximar d’Ele. Ele é a fonte de água viva! “Quem beber a água que eu lhe darei esse nunca mais terá sede!” (v. 14). O objetivo da Iniciação à Vida Cristã é propiciar um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo e conhecer melhor o seu novo Caminho.

Desde 2011, a Iniciação à Vida Cristã está presente nas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da CNBB como uma das urgências pastorais. Isso revela o desejo da Igreja de procurar novos caminhos pastorais e confirmar que uma catequese de inspiração catecumenal é uma exigência atual. Pretendemos formar discípulos de Jesus Cristo mais fiéis à sua mensagem, atuando na Igreja e no mundo para encarnar os valores do evangelho.

Na mudança de época em que nos encontramos, a opção religiosa é uma escolha pessoal. Já não é mais uma tradição herdada desde o núcleo familiar. Hoje se evangeliza “por atração”. Dos primeiros cristãos se dizia: “Vejam como eles se amam!”. O testemunho de vida atrai muito mais que muitos discursos.

Na preparação da próxima Assembleia Diocesana, convido os fiéis de nossa diocese a responder às seguintes perguntas:

1 – O que mais você gosta da atuação da Igreja Católica na Diocese de Goiás?

2- O que você gostaria que mudasse na nossa diocese?

A opinião das pessoas das nossas comunidades é muito importante!

Queremos escutar para depois traçar novos rumos para nossa caminhada!

Que o Espírito Santo nos ilumine!

+ Dom Eugênio Rixen

Bispo da Diocese de Goiás