Atendimento
(62) 3371-1206 - Fax: (62) 3371-2380
Fique Conectado

\ Notícias

01 de Junho de 2017

IV Módulo de Formação para Assessores de Catequese

Dando continuidade a formação de assessores paroquias de catequese, aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral em Goiás, o IV Módulo de Formação que aprofundou a temática:  A pessoa do catequista a partir das orientações do Diretório Nacional de Catequese “ser”, “saber”, “saber fazer” e “saber celebrar”. Tudo a partir de um itinerário bíblico iluminado pelo relato de Jo 4-42, a mulher samaritana. Além do elemento bíblico e catequético, o elemento celebrativo da catequese que culmina em uma ação missionária da pessoa do catequista. O melhor é deixar alguns participantes expressarem suas próprias impressões. Segue abaixo os depoimentos:

Acredito que as contribuições são de suma importância para minha missão, no ser, saber e celebrar. Creio que meus encontros de catequese serão voltados com maior clareza depois desta formação. Nos mistérios de Jesus Cristo, com amor e segurança encontro a minha vocação. (Rosalina – paróquia São Domingos – Itapirapuã)

 Esta formação que estamos realizando me ajuda a perceber a necessidade que temos em celebrar bem os nossos encontros. A aprofundar a formação dos catequistas na perspectiva da fé, vida e missão de cada um de nós que somos responsáveis em nossas comunidades para a formação dos catequistas (Vanderlei – Paróquia nossa senhora da Glória – Nova Glória).

A dinâmica do ensino nos encontros de formação para assessores é conduzido pelo Pe. Leandro com metodologia clara e objetiva. Nosso estudo está centrado a partir da bíblia. Sempre nosso ponto de partida é o que a Bíblia diz, isso enriquece a gente. (Marcello Paróquia São José – Mossamedes).

Este encontro de assessores me ajuda a buscar solução para os desafios que surgem a cada dia em nossa missão. (Edilene – paróquia de Carmo do Rio Verde).

A metodologia do encontro foi bacana porque conciliou teoria e prática. Favoreceu a partilha da Palavra de Deus de uma forma dinâmica já aplicando-a em nossa experiência de catequista (Lázaro – Paróquia Santa Rita – Goiás).

O assessor do encontro conduziu de maneira pedagógica o encontro levando em consideração cada realidade aqui presente, nos levando a compreensão clara e objetiva do tema trabalhado, sempre deixando claro que nossa missão de ser catequista é vocação e, que ela deve ser feita com amor e a luz da Palavra. (Helida – paróquia São Domingos – Itapirapuã).

O encontro foi todo celebrativo. Ajudou a entrar no mistério da vocação do catequista e assim aprofundar o ser, saber, saber fazer e saber celebrar. (Ir. Cristina – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ipiranga de Goiás).

O encontro de formação de assessores nos ajudou a perceber o quanto é importante saber celebrar na catequese para construir uma comunidade irradiante e que a partilha seja sinal do reino de Deus. (Josy Felix – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Itapuranga).

Acredito que depois do encontro de assessores estou amando mais a Jesus. Pois a cada encontro tenho a oportunidade de me aproximar e conhece-lo com mais entusiasmo na minha missão de catequista. (Dorciane – Paróquia São Domingos – Itapirapuã).

A metodologia utilizada pelo assessor na formação de assessores paroquiais, sobre o tema “o catequista mistagogo”, foi de maneira válida e significativa, uma vez que o mesmo nos fez refletir sobre a importância de fazer uma catequese celebrativa e mistagógica. A dinâmica do encontro tanto nos aspectos do conteúdo, quanto das vivências nos aproximaram do modelo de catequista: Jesus Cristo. Através de Sagrada Escritura, dos gestos, da simbologia, nos levando a um compromisso na prática do nosso cotidiano, como um verdadeiro catequista mistagogo (Marcela – Sanclerlândia).

Este encontro do 4º módulo na linha celebrativa foi de fundamental contribuição para nós catequistas. Elaborado de forma simples e profundo, o assessor nos levou a perceber que celebramos com aquilo que temos e somos. Ajudou a cada um dos catequistas a oferecer a sua vida como ação de graças. (Sirlene – paróquia Nossa Senhora de Fátima – Itapuranga).

Este encontro ocorreu todo ele numa dimensão celebrativa, valorizando o silêncio, a escuta de si mesma e de Deus. Na dinâmica do texto de Jeremias 18 sobre o oleiro e, a partir do evangelho de João 4, fizemos a experiência de construir nosso cântaro e, por meio da experiência do silencio e oração, conseguimos fazer nosso caminho aprofundando nossa missão de catequistas (Ir. Lucélia – paróquia Imaculada Conceição – Ceres).

Neste encontro pude entender que o celebrar do catequista só acontece se for celebrado a partir da vida, pois é através dela que podemos realizar uma verdadeira experiência de Deus e de comunidade (Maria de Fátima Lemes – Itapuranga).

A metodologia do 4º módulo de formação de assessores de catequistas foi ótima, pois nos levou a vivenciar cada momento e não apenas refletir teoria (Sandrerlene – paróquia Nossa Senhora das Graças – Jussara).

 A metodologia me ajudou a ver a importância de participar aqui, para quando chegar na paróquia, ter uma elementos suficientes para conduzir a formação em nossas comunidades (Letiane – paróquia Nossa Senhora das Graças – Jussara).

A metodologia do encontro foi muito boa, pois nos levou a celebrar e vivenciar tudo o que aprofundamos pelo estudo. É uma formação mistagógica (Irani – paróquia Nossa Senhora das Graças – Jussara).


Fonte: Pastoral Catequética






Rua Dr. Joaquim Rodrigues s/nº , Cidade de Goiás - GO, cep: 76600-000
Tel: (62) 3371-1206 - Fax: (62) 3371-2380
Fique Conectado
© 2014 Diocese de Goiás. Todos os direitos reservados.
Produção