Atendimento
(62) 3371-1206 - Fax: (62) 3371-2380
Fique Conectado

\ Notícias

28 de Abril de 2017

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegará a Diocese de Goiás

A Diocese de Goiás convida a todos e todas para a acolher a réplica da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, no dia 07 de maio, domingo às 17 horas na entrada da cidade, próximo do Postão. Numa carreata a imagem vai percorrer algumas ruas, chegando até a Catedral de Santana, onde haverá a missa.  A visita faz parte das comemorações do ano jubilar dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.

A Imagem peregrina será recebida por Dom Eugênio, na missa que vai ser realizada no dia 29 de abril (neste sábado), as 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida. Quem quiser acompanhar será transmitida pela TV Aparecida.

A imagem chegando em Goiás no dia 07 de maio, ela inicialmente vai ficar uma semana na Paróquia de Santana, depois vai peregrinar em todas outras paroquias da Diocese de Goiás.

A comemoração desse Ano Mariano e a Peregrinação da Imagem devem motivar as paróquias e comunidades brasileiras a aprofundar a fé em Maria e a partir disso ajudar a construir um reino de justiça e paz para a todos.

Que Nossa Senhora Aparecida, discípula de Jesus e mãe dos pobres e dos excluídos, nos ajuda a não esquecer o Evangelho e a memória da caminhada da diocese de Goiás, assim como os pobres foram atores principais na bíblia, que eles continuem também sendo sujeitos e prioridades na caminhada dessa Igreja.

Neste ano ainda celebraremos a Romaria da Terra e das Aguas, será no dia 02 de setembro em Itapuranga. Assim como o Ano Mariano, a Romaria tem que nos ajudar a aprofundar, animar e impulsionar para uma ação profética e permanente no cuidado com a Casa Comum.

Nessa caminhada, é preciso estar fortalecido as Organizações Populares e a Luta pelos Direitos. É Preciso Fazer memória das lutas populares, neste 40 anos da Comissão Pastoral da Terra e 50 anos da Igreja da Caminhada. Tendo como referência a celebração dos 30 anos da Conquista dos Assentamentos Mosquito e São do Brugre (Goiás) e martírio do Padre Chicão, que completa 30 anos em agosto.

Ter a Rebeldia que o Papa Francisco pede aos jovens e todos nós cristão, frente ao sistema de exploração e ganância.

Precisamos também ter a Rebeldia de uma melhor convivência com o meio ambiente, de um mundo fraterno e justo, em Cristo. O apoio e o acompanhamento as comunidades Eclesiais de base tem fazer parte da vida da igreja e de todos nós.

É na Presença do Deus vivo e libertador, que todos e todas são chamados a permanecerem firmes nessa Caminhada, a participarem do Ano Mariano e da 16ª Romaria da Terra e das Aguas.

 

Histórico – entenda os 300 anos de Bênção de Aparecida

 No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes.

Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930


Fonte: PASCOM Diocesana




Rua Dr. Joaquim Rodrigues s/nº , Cidade de Goiás - GO, cep: 76600-000
Tel: (62) 3371-1206 - Fax: (62) 3371-2380
Fique Conectado
© 2014 Diocese de Goiás. Todos os direitos reservados.
Produção