14º Intereclesial, grande encontro das CEBs


Publicado em 24 Janeiro de 2018
Compartilhe:      

14º Intereclesial, grande encontro das CEBs

Queremos como Povo de Deus peregrino, rever as lutas das CEBs, fortalecer as esperanças, partilhar nossas utopias e projetar nossa missão, profetismo e desejo de construir a paz na cidade.

Começa o  14º Intereclesial, grande encontro das CEBs do Brasil!  Nossos pés pisam as terras vermelhas do norte do Paraná, particularmente da cidade de Londrina que de braços, coração aberto, alma festiva acolhe as delegadas (os), assessores, bispos, padres, religiosas (os) para, embalados pela espiritualidade libertadora que brota de nossas comunidades, e com a esperança de que um outro mundo e um outro Brasil é possível, celebrar a festa das comunidades.

Desde os becos, ruas, vielas e avenidas, dos centros e periferias das nossas cidades queremos como Povo de Deus peregrino, rever as lutas das CEBs, fortalecer as esperanças, partilhar nossas utopias e projetar nossa missão, profetismo e desejo de construir a paz na cidade.

Chegamos ao 14º Intereclesial das CEBs depois de um longo caminho de preparação que começa com a acolhida afetuosa da Igreja de Londrina; com a escolha do tema do encontro pela ampliada nacional das CEBs; com a elaboração e distribuição do texto base do encontro que trata dos desafios do mundo urbano; na realização de seminários promovidos pela ampliada e o secretariado do 14º Intereclesial sobre o tema da urbanidade, comunicação e liturgia; nos mini – Intereclesiais das CEBs nas grandes regiões do país, nos seminários com as delegadas e delegados ao 14º que aconteceram nos diversos regionais da CNBB e com o trabalho incansável, dedicado do secretariado do 14º intereclesial em Londrina .

É chegado o momento de celebrar essa caminhada, mas antes é preciso não perder de vista as reflexões do texto base do 14º intereclesial,  manter essa chama acesa nas comunidades locais, manter  o  olhar atento  para a  temática do encontro, celebra-lo continuamente  nas bases e preparar  e  o espirito     para para partilhar  com todos os irmãos e irmãs de caminhada  as experiências, lutas, esperanças e a vida!

Os encontros intereclesiais de CEBs

Manifestação da eclesialidade das CEBs e da comunhão entre fieis e seus pastores, os encontros Intereclesiais manifestam que desde o seu surgimento as CEBs nunca ficaram isoladas, mas se articularam em encontros nacionais, regionais e diocesanos formando uma enorme rede de comunidades. É uma grande assembleia das diversas dioceses que se reúnem para troca de experiências e reflexão teológica onde expressam o ser Igreja que nasce das bases com suas experiências de fé, jeito de celebrar, suas lutas, esperanças e o desejo de ver um novo dia com justiça, democracia, participação, solidariedade e paz!

14º Intereclesial das CEBs – as Comunidades Eclesiais de Base e os desafios do mundo urbano

As CEBs sempre tiveram uma forte presença no campo e um bom número de encontros se realizaram em torno de temáticas ligadas à experiência rural. Mas, nas últimas décadas, as CEBs cresceram nas cidades e suas periferias. Hoje 85% da população brasileira vive em cidades. Nos últimos anos, há uma tomada de consciência de que é preciso aprofundar e analisar melhor a experiência das CEBs nesta realidade.

Perspectivas para o 14º Intereclesial

Conscientes de que os desafios do mundo urbano são grandes e complexos, assim como os da própria realidade eclesial, as CEBs, numa perspectiva de esperança que surge do Reino de Deus, da visão eclesiológica do Concilio Vaticano II e do Papa Francisco, se propõem nos próximos anos abrir diálogo e aprofundamento da temática urbana e suas implicações pastorais.

Numa perspectiva bíblica e teológica, colocando a Palavra de Deus no centro da experiência das comunidades, com uma metodologia comunitária e popular, e aproveitando os ventos favoráveis trazidos pelos Papa Francisco; caminhemos para Londrina no Paraná animados pela fé das comunidades, com rostos esperançosos, pés firmes e com a proteção da Virgem Mãe, Negra Aparecida, Senhora do Roccio, padroeira do Paraná, Estrela da Nova Evangelização, manancial de alegria para os pequeninos!

 

Giovane Pereira de Melo

Bispo da Igreja de Tocantinópolis

Referencial do Setor CEBs da CNBB

P.S. Dom Geovane se recupera de um acidente automobilístico sofrido recentemente e não pode estar presente, atendendo a recomendações médicas. Em nome das CEBs do Brasil nossas orações e gratidão por todo cuidado na construção do 14° Intereclesial.


Fonte: CEBs do Brasil