\ Plano Pastoral

Plano Diocesano de Pastoral

“Aceita meu conselho, para que Deus esteja com você: represente o povo diante de Deus e apresente junto de Deus as causas dele.” Ex18,19.

O planejamento participativo durante o ano de 2012 provocou o nascimento deste Plano Pastoral Diocesano. É um esforço de muitas pessoas lideranças leigas e agentes de pastorais.  A Igreja de Goiás tem uma longa história por dentro das orientações apresentadas pelo Concílio Vaticano II, pelas Conferências Episcopais do Continente e de modo especial, pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. Este Plano de Pastoral Diocesano é o exercício da Comunhão e da Participação como Igreja Particular. Ele nasce de um processo de dois anos. Primeiro na preparação para a 19ª Assembleia Diocesana, depois a publicação das decisões e no segundo ano, o tempo de exercitar a escuta das necessidades do povo, em consonância com as decisões assumidas em assembleia.

A Igreja de Goiás, congregada por 23 municípios, organizada em quatro regiões pastorais, 22 paróquias, com a presença do Bispo D. Eugenio Rixen e D. Tomás Balduino (Emérito), centenas de lideranças leigas atuando nos serviços, pastorais e movimentos, de religiosas/os das seguintes congregações: Dominicanos, Dominicanas, Irmãs Vicentinas, Irmãs de São José de Tarbes, Oblatos de Maria Imaculada, Franciscanas de Allegany, Franciscanas da Ação Pastoral, Filhas da Cruz, Filhas da Igreja, padres diocesanos, diáconos permanentes, seminaristas.

A Igreja de Goiás assume em sua 19ª Assembleia Diocesana a opção fundamental que orienta toda a ação evangelizadora na Diocese:

“Ser uma grande rede de Comunidades Eclesiais de Base, que une fé e vida.Como discípulas e discípulos de Jesus Cristo, queremos construir relações de solidariedade, justiça e comunhão, abertos à diversidade. Convocados pelo Batismo a sermos missionários e missionárias, renovamos, com todas as pessoas excluídas do campo e da cidade, a evangélica opção pelos pobres, lutando com elas pela urgente defesa do meio ambiente e pela vida em plenitude. A compaixão, a Palavra, a prática do Ressuscitado animarão nossa caminhada”.

As decisões da 19ª Assembleia Diocesana organiza a ação evangelizadora em quatro comissões:

1. Comissão de Formação e Espiritualidade
  2. Comissão da Vida Comunitária
  3. Comissão Missionária
  4. Comissão Sócio-transformadora

Os esforços de organização das decisões estão planejados em quatro programas com seus projetos. O tempo do Plano Pastoral Diocesano é de 2012 – 2016. O desejo de garantir processos, com ações articuladas, buscando superar o isolamento de grupos, pastorais, serviços para um caminho articulado em somar esforços na direção de concretizar as decisões da Assembleia e assim superar as necessidades percebidas na avaliação do caminho.

É sempre bom recordar que o Plano de Pastoral Diocesano é um REGISTRO das decisões para um caminho. O método foi construção participativa, por isto, o grupo tem a autoridade para rever e retomar estes registros indicando a melhor direção para manterem-se fiéis as decisões da Assembleia. Seguem as decisões do caminho por ano.

Confira no link Plano Diocesano de Pastoral