\ Organização Pastoral

1. Comunidades Eclesiais de Base

1.1. Definição: São pequenos grupos de cristãos que, no compromisso com os pobres e na relação entre fé e vida, se encontram para oração, celebração, leitura da Bíblia, catequese, partilha dos problemas humanos e eclesiais, em vista de um compromisso comum. Cultivam a Memória dos Mártires e dão novo vigor à Igreja, sendo espaço de formação e evangelização, com vistas à uma nova sociedade mais justa e fraterna. Elas são fonte de novos ministérios.

1.2. É um jeito de ser Igreja que constitui a Opção Fundamental da Diocese e estão também organizadas em Comissões Paroquiais, Regionais e Diocesana.

2. Setores

2.1. Setor é uma divisão geográfica que comporta comunidades, serviços e pastorais, tendo em vista facilitar a Ação Evangelizadora das Paróquias.

2.2. Setor também pode ser uma divisão geográfica caracterizada como uma unidade menor dentro de uma Comunidade.

3.  Paróquia

3.1. Assembleia Paroquial

3.1.1. Objetivo: Estudar, avaliar, planejar e deliberar a caminhada da paróquia. A Assembléia Paroquial elege o Conselho de Pastoral Paroquial.

3.1.2. Composição: Os/as coordenadores/as das CEBs, Pastorais, Equipes de Serviços e Movimentos existentes.

3.1.3. Periodicidade: Três (3) a quatro (4) vezes por ano.

3.2. Conselho de Pastoral Paroquial - CPP

3.2.1. Objetivo: Coordenar e acompanhar o dia a dia das atividades da Paróquia.

3.2.2. Composição: Coordenado pelo Agente responsável da Paróquia, o CPP é composto por ele, pelos demais Agentes de Pastoral, Representantes das Pastorais, Movimentos, Serviços e Comissão Municipal das CEBs.

3.2.3. Periodicidade: Uma (1) vez por mês.

4. Regiões Pastorais

4.1. Objetivo: Articular, avaliar, propor e encaminhar as decisões Diocesanas. Facilitar a comunhão e a solidariedade entre as Paróquias, Pastorais e Movimentos.

4.2. Composição: A Diocese está organizada em quatro (4) Regiões Pastorais:

4.2.1. REGIÃO SÃO PATRÍCIO

Carmo do Rio Verde, Ceres, Nova Glória (São Patrício e Ipiranga) e Uruana.

4.2.2. REGIÃO URU

Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapuranga e Taquaral.

4.2.3. REGIÃO SERRA DOURADA:

Buriti de Goiás, Goiás, Mossâmedes e Sanclerlândia.

4.2.4. REGIÃO RIO VERMELHO:

Britânia, Fazenda Nova, Itapirapuã, Jussara, Novo Brasil e Santa Fé.

4.3. A Região se reúne para encontros de estudo, planejamento e confraternização, três a quatro vezes por ano.

5.  Diocese

“Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele, no Espírito Santo, por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja Particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, Una Santa, Católica e Apostólica”.

5.1. Assembleia Geral

5.1.1. Objetivo: Avaliar e propor caminhos e diretrizes para a Diocese.

5.1.2. Composição: O Bispo, que a convoca, Agentes de Pastoral, Representantes dos diversos organismos, pastorais e movimentos da Diocese e representantes das Paróquias.

5.1.3. Natureza: Sendo a maior instância decisória da Diocese, suas decisões, se aprovadas e promulgadas pelo Bispo Diocesano, tem valor de Lei Diocesana;

5.1.4. Periodicidade: Três (3) ou quatro (4) vezes ao ano.

5.2. Coordenação Diocesana

5.2.1. Objetivo: Acompanhar e aprofundar as decisões da Assembléia Diocesana;

5.2.2. Composição: O Bispo, os Agentes de Pastoral e os Coordenadores Diocesanos de Pastorais, Movimentos, Serviços, Associações e Representantes leigos das Paróquias.

5.2.3. Natureza: Depois da Assembleia Diocesana, é o maior órgão de decisão colegiada da Diocese; sendo suas decisões e orientações assumidas por toda Diocese;

2.4. Periodicidade: Três (3) vezes por ano.

5.3. Assessoria Simples

5.3.1. Objetivo: Assessorar o Bispo, promover a Pastoral de Conjunto, garantir a comunhão, acompanhar e dar continuidade aos encaminhamentos da Assembléia e da Coordenação Diocesana;

5.3.2. Composição: O Bispo, Vigário Geral, o Coordenador/a Diocesano/a de Pastoral, os/as Coordenadores/as das Regiões, Ecônomo Diocesano e um (1) representante de cada Comissão.

5.3.3. Periodicidade: Uma (1) vez por mês, ou quando necessário.

5.4. Assessoria Ampliada

5.4.1. Objetivo: Fortalecer a unidade da caminhada Diocesana e promover a Pastoral de Conjunto Diocesana.

5.4.4. Composição: Membros da Assessoria Simples e Coordenadores/as e Assessores/as das Pastorais, Movimentos e CEBs em âmbito Diocesano.

5.4.3. Periodicidade: Se reúne duas (2) vezes por ano.