\ Comissões Pastorais

Comissão 01: Espiritualidade e Formação

Diante do individualismo e do conformismo, da banalização e relativização do mundo no qual vivemos, vimos a necessidade de conhecer e viver uma vida nova em Jesus Cristo de forma pessoal e íntima, familiar e comunitária, com uma espiritualidade encarnada, que una fé e vida, sendo fermento de transformação na Igreja e na Sociedade.

Diante da desarticulação entre pastorais, movimentos, comunidades e serviços, com dificuldades para aprofundar nosso jeito de ser Igreja como uma “rede de comunidades”, somos chamados a compreender o mundo que nos cerca e a sociedade que servimos. Vimos a necessidade de uma formação integral, de iniciação e permanente, que evidencie os valores humanos da nossa fé para dar firme testemunho dela com a nossa vida, envolvendo todo o Povo de Deus.

• Pastoral Liturgia
  • Animação Bíblico-Catequética
  • Pastoral do Batismo
  • Serviço de Animação Vocacional
  • Seminário
  • Escola Missionária

Comissão 02: Renovação da Vida Comunitária

Diante de uma estrutura eclesial com atividades compartimentadas (como gavetas separadas), com muitos compromissos, com disputas entre pastorais e lideranças, o pouco incentivo aos ministérios leigos e, por consequência, o centralismo e o individualismo, somos convidados a retomar as grandes decisões do Concílio Vaticano II: Igreja Povo de Deus (Lumen Gentium); Centrada na Palavra de Deus (Dei Verbum); comprometida com a vida (Gaudium et Spes); na fé celebrada (Sacrosantum Concilium).

• Comunidades Eclesiais de Base – CEBs
  • Ministérios ordenados (Presbíteros e diáconos)
  • Ministérios extraordinários (Palavra e Eucaristia)
  • Pastoral da Juventude
  • Pastoral Familiar
  • Encontro de Casais com Cristo
  • Renovação Carismática Católica
  • Apostolado da Oração

Comissão 03: Animação Missionária

Diante dos apelos atuais e motivados pelo Concílio Vaticano II, por meio do Decreto Ad Gentes, do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015) somos desafiados a reconhecer a necessidade de um fortalecimento da Igreja no campo missionário, com programas e ações concretas. Dessa forma, resgata-se a natureza missionária da Igreja e nos desafia a discernir a presença do Espírito nas diversas culturas.

• Comissão Missionária Diocesana - COMIDI
  • Comissão Missionária Paroquial - COMIPA
  • Santas Missões Populares
  • Infância Missionária
  • Juventude Missionária

Comissão 04: Sócio transformadora

Vivemos mergulhados num sistema econômico neoliberal, individualista, excludente, que tem como primazia o lucro e o consumismo e deixa em segundo plano vários valores éticos e humanos. Na sustentação desse sistema, destaca-se o papel da mídia. Alguns Meios de Comunicação Religiosos focam a teologia da prosperidade e o sucesso, gerando uma Igreja massificada e descompromissada. Este sistema provoca uma ferida grave na pessoa, na família, na vida comunitária, no modelo cultural, no meio ambiente, forçando migrações. Como seguidores/as de Jesus, que veio para que todos tenham vida e vida em abundância, acreditamos na comunidade e na presença do Espírito que nos envia para transformar este sistema.

• Pastoral da Saúde
  • Pastoral da Criança